A importância da administração de recurso materiais para a enfermagem
Os recursos materiais, bem como os recursos humanos e financeiros, são essenciais para o funcionamento de qualquer tipo de organização, pública ou privada, de serviço ou fabricação com finalidade lucrativa ou não.
Os enfermeiros têm exercido atividades referentes À administração de materiais em suas unidades de trabalho, sendo responsáveis pela previsão, provisão, organização e controle desses materiais. O enfermeiro também participa do processo de compras, devido a seu preparo técnico no assunto, e por esse processo ser inerente às suas atividades profissionais.
Para efeito de compra, previsão, provisão, preparo, armazenamento, utilização e controle, os materiais podem ser classificados e agrupados em categorias de acordo com a conveniência do serviço.
Podem ser classificados quanto à finalidade, à duração, ao porte, ao custo, à matéria-prima.
FINALIDADE
Serão agrupados quanto ao uso a que se destinam: oxigenoterapia, cateterismo venoso, curativos, etc.
DURAÇÃO
Podem ser agrupados como permanentes ou de consumo. Permanentes são os materiais cuja duração é superior a dois anos, sendo inconsumíveis pelo simples.
Uso; normalmente constituem o patrimônio da instituição, tais com, equipamentos, mobiliários, instrumentais, suportes de soro, macas, etc.. De consumo são aqueles com duração prevista para dois anos, no máximo, sendo consumíveis pelo uso, tais como, esparadrapo, inaladores, extensores, seringas, agulhas, etc.. OBS.: pode haver variações de uma instituição para outra quanto aos materiais de consumo.
PORTE
Podem ser de pequeno, médio e grande porte. A classificação é estabelecida de acordo com a necessidade de instalação e guardam correlacionadas com dimensão do equipamento. Materiais de grande porte, por exemplo, autoclave; de médio porte, respirador; de pequeno porte, inaladores, instrumentais.
CUSTO
Pode