Administração de Materiais
Maria Terezinha Honório *
Gelson Luiz de Albuquerque **
RESUMO
O estudo teve por objetivo promover a reflexão acerca de um processo educativo desenvolvido junto aos trabalhadores de enfermagem do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (HU/UFSC) sobre a Gestão de Recursos Materiais (GRM) em Serviços de Internação Médico-Cirúrgicos. A busca por um espaço de reflexão-ação no ambiente de trabalho foi desenvolvida através de oficinas, sustentada na visão pedagógica libertadora e na metodologia da problematização. O processo educativo permitiu que esses trabalhadores refletissem acerca dos espaços já conquistados junto à GRM, a forma com que vêm atuando nesses espaços, a importância da conscientização relativa à participação da Enfermagem e a influência desse envolvimento na qualidade da assistência prestada aos usuários do Serviço de Saúde.
Palavras-chave: Administração de materiais no hospital. Educação em enfermagem. Organização e administração.
INTRODUÇÃO
Com a institucionalização da assistência, a saúde passa a ser o resultado de um trabalho coletivo de vários profissionais. Enquanto uns exercem as atividades assistenciais de forma mais direta, outros atuam apoiando e provendo meios para que essa assistência aconteça.
Nas instituições de saúde, especialmente nos hospitais, a Gestão de Recursos Materiais
(GRM) constitui-se em uma questão particularmente importante, considerando a diversidade de materiais utilizados, seu elevado custo, especialmente daqueles ligados à assistência das pessoas hospitalizadas. A administração destes, normalmente, é realizada pela área administrativa, sem o envolvimento devido das áreas técnicas.
Segundo Vecina Neto e Reinhardt Filho
(1998, p. 2),
[...] o processo de produção do setor da saúde é muito complexo e o hospital, constitui um centro de interação de várias disciplinas e profissões, incorporando tecnologias, gerando um modelo