Mecânica Vibratória
Mecânica Vibratória
Material Complementar, imprima somente o que for usar. O uso deste material é somente para complementar a aula, e não dispensa o material discutido em aula.
** As avaliações são compostas de questões teóricas e práticas(exercícios)
INTRODUÇÃO
Nesta apostila serão abordados os seguintes tópicos da disciplina de Mecânica e Vibratória:
Vibrações Livres Não Amortecidas
Vibrações Longitudinais
Vibrações Torcionais
Rigidez Equivalente
Molas Acopladas a Alavancas
Sistema de Rotores Acoplados por Engrenagem
Método Inercial
Método Energético
Sistemas Pendulares
Vibrações Livres Amortecidas
Decremento Logarítmo
Vibrações Livres
A vibração livre é tipo de vibração que ocorre em situações em que a massa do sistema estrutural é deslocada de sua posição de equilíbrio e então liberada. Temos a vibração livre presente nos conjuntos mecânicos, todas as vezes que estes são retirados de sua posição de repouso, mas como sabemos essa é uma situação teórica, já que a máquina necessita de funcionar durante o processo ao qual está inserida. Na prática, temos a vibração livre amortecida, quando utilizamos amortecedores para equilibrar os equipamentos e amenizar os efeitos das vibrações.
Vibração Amortecida e Não Amortecida
Vibração amortecida é aquela em que a energia vibratória se dissipa com o transcorrer do tempo de forma que os níveis vibratórios diminuem progressivamente.
Vibração não amortecida é aquela em que a energia vibratória não se dissipa de forma que o movimento vibratório permanece imutável com o passar do tempo.
Pêndulo simples
O sistema está em vibração livre quando seu movimento resulta apenas de condições iniciais, não havendo nenhuma causa externa atuando durante o movimento. O movimento de um pêndulo é um exemplo de vibração livre. Ao ser abandonado com uma determinada condição inicial (ângulo inicial, por exemplo), o mesmo irá oscilar livremente. Se, entretanto, alguma ação externa 10