sociologia
Introdução
Podemos dizer que a Sociologia considerada um campo delimitado, requer uma mistura de mudanças econômicas, políticas e sociais ocorridas principalmente nos alicerces da modernidade europeia, tal como, o racionalismo, o empirismo e o iluminismo. Foi no meio dessas mudanças que surgiu a Sociologia como uma resposta acadêmica cientifica que foi lançada a modernidade como forma desafio, misturando assim: a história, a economia e a psicologia.
Direitos Humanos
Em consequência, proclama, na presença do Ser Supremo, a Declaração seguinte dos Direitos do Homem e do Cidadão.
1- Todos os homens são iguais por natureza e diante da lei.
2- O fim da sociedade é a felicidade comum. O governo é instituído para garantir ao homem o gozo destes direitos naturais e imprescritíveis.
3- Estes direitos são a igualdade, a liberdade, a segurança e a propriedade.
4- A liberdade é o poder que pertence ao homem de fazer tudo quanto não prejudica os direitos do próximo: ela tem por princípio a natureza; por regra a justiça; por salvaguarda a lei; seu limite moral está nesta máxima: - “Não faça aos outros, o que não quiseras que te fizessem”.
A Declaração de Direitos da Virgínia foi elaborada para proclamar os direitos naturais e positivados inerentes ao ser humano.
1- Todos os homens nascem igualmente livres e independentes, têm direitos certos, essenciais e naturais dos quais não podem, pôr nenhum contrato, privar nem despojar sua posteridade.
2- O governo é ou deve ser instituído para o bem comum, para a proteção e segurança do povo, da nação ou da comunidade.
1- As eleições dos membros que devem representar o povo nas assembleias serão livres.
2- Um povo não pode conservar um governo livre e a felicidade da liberdade, a não ser pela adesão firme e constante às regras da justiça, da moderação, da economia e da virtude aos seus princípios fundamentais.
Direitos Humanos aos estágios Sociais