Filosofia
Filosofia é a ciência que estuda os conflitos básicos relativos a sinceridade, sabedoria e a vida. A vida comercial, a vida intelectual e a vida social. Historicamente, a Filosofia nasceu na Grécia Antiga como uma forma de Ateísmo. As academias, então, reuniram filósofos de várias tendências. Várias academias formaram uma Escola de Filosofia( Portais do Conhecimento). Compositores também criaram uma Escola. Facilitaram o acesso a cultura, criando seus Departamentos. Livreiros uniram- se aos filósofos. Educando crianças para um amanhã melhor( distante do Comunismo). Mundos colidiam e se completavam. Pontos de interrogação surgiam e Filósofos brigavam.
A palavra "filosofia" é definida como sendo "amor à sabedoria", sendo sabedoria, aqui, distinta de acúmulo de informações ou erudição. Nas palavras de N. Sri Ram, "a marca da sabedoria é ver todas as coisas na reta perspectiva"' . Ora, se olharmos para a história da filosofia, vemos que raros foram os autores que perseguiram este objetivo real da filosofia, ou seja, a sabedoria que nos leva a perceber as coisas tais como elas são. A história da filosofia é uma grande declaração de amor à erudição, à astuta manipulação de conceitos, idéias. Para usar a feliz expressão de Eduardo Mascarenhas, em um artigo escrito há alguns anos, nossa filosofia é o império da "grafocracia", de uma imensa produção de idéias, mas que, em sua maioria, não colaboraram para o esclarecimento da mente humana acerca dos reais problemas da vida.
IMPORTANCIA
A importância da filosofia reside em sua própria origem, postando-se como ciência humana a serviço da razão, ganhando o status de saber perfeito - em alguns círculos – e de saber conhecer – em outros. Mastal importância é bem mais restrita aos amigos da sabedoria do que eles gostariam, pois quando ganha as ruas, a filosofia deixa de ser ciência par ser piada. Mario Quintana dizia que "a filosofia é uma coisa com a qual e sem a qual o mundo continua igual", outros dizem que "o