Ritmo e o corpo
2. O RITMO E O CORPO
Compõe-se de vivências onde procura-se dar destaque as relações e percepções do ritmo próprio corporal a um ritmo externo, vindo de uma música ou pela relação intersubjetiva. Mas… o que é ritmo?
Sucessão de movimentos ou situações que, embora não se processem com regularidade absoluta, constituem um conjunto fluente e homogêneo no tempo.
O ritmo é uma qualidade coordenativa essencial à sobrevivência do ser humano, pois ritmo é vida, e como tal ele ocorre nas funções orgânicas desse ser, em suas atividades e manifestações (ROSSETE, 1992).
Ele se faz presente na natureza, na vida humana, animal e vegetal, nas funções orgânicas do homem, em suas manifestações corporais, na expressão interior exteriorizada pelo gesto, no movimento, qualquer que seja ele. Possibilita combinações infinitas, possui diferentes durações e ou combinações variadas em diferentes formas de movimento, alternando-se com inúmeras formas de repouso (VERDERI,1998).
1
01/08/2012
a) RITMO PRÓPRIO
Consiste de vivências em que o sujeito entra em contato com seu próprio ritmo, partindo do pulsar de seus batimentos cardíacos e movimentos respiratórios.
b) ADAPTAÇÃO AO RITMO
EXTERNO
Desenvolver a adaptação e interação do ritmo próprio do sujeito ao ritmo de outro ou mais sujeitos, bem como com um ritmo musical. Pode ser ainda:
(ARTAXO; MONTEIRO, 2000)
Natural
Individual
Refletido
Grupal
Disciplinado
Espontâneo
Todas estas variações de ritmo podem ser trabalhadas na escola com diferentes atividades.
2
01/08/2012
RITMO é MOVIMENTO, MOVIMENTO é RITMO ambos estão ligados à percepção temporal, espacial e proprioceptiva. O ritmo é pouco trabalhado de forma intencional
Entender o ritmo como algo interno e que pode ser alterado a partir de estímulos externos, advindos do meio ambiente, é considerá-lo como impulsionador de processos psíquicos, afetivos e emocionais.
3. JOGOS DE