planejamento em enfermagem
1- Conceito
O planejamento figura como a primeira e uma das mais importantes funções administrativas, pois serve de base para as outras funções. Fornece suporte para a tomada de decisões ou implementação de quaisquer programas ou propostas que se deseja viabilizar. Envolve raciocínio, reflexão, análise sobre a maneira de realizar a abrangência de determinadas tarefas.
O planejamento é portanto a determinação das ações de enfermagem, pela utilização de um método de trabalho, a fim de atender as necessidades da clientela, sendo um processo contínuo, que visa a possibilitar uma postura ativa dos gestores de uma organização com os clientes-cidadãos e com o meio em que ele atua.
Esse planejamento pode ser compreendido em quatro amplitudes:
A- - Planejamento Estratégico Normativo: Plano de longo alcance global, implementa um método de assistência de enfermagem em nível institucional, envolvendo toda a organização, definindo os rumos que a organização deve tomar nos anos seguintes. É um processo permanente e contínuo sempre voltado para o futuro, visa a racionalidade da tomada de decisões, visa selecionar uma entre varias alternativas, é uma técnica de recursos com mudanças e inovações.
B- Planejamento Tático: Plano de médio alcance, mais detalhado, adaptado a cada unidade do serviço de enfermagem, respeitando suas especificidades,pois traduz os planos estratégicos em ações rotineiras, focando na eficiência, melhora dos recursos disponíveis e eficácia dos resultados.
C- Planejamento Operacional: Plano de curto alcance, utilizando um método para cada paciente-cliente ou grupos específicos, assegurando que todos executem as tarefas e operações de acordo com os procedimentos estabelecidos pela organização. Devem conter os recursos necessários para o seu desenvolvimento e implantação, os procedimentos básicos devem ser adotados com resultados finais esperados, prazos estabelecidos e os responsáveis pela sua execução e implantação.
D-