Enfermagem
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS EM ENFERMAGEM Iris Marinho
ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM- MÓDULO: GESTÃO DE MATERIAIS- | |
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS EM ENFERMAGEM Iris Marinho
1-PLANEJAMENTOS DE MATERIAS De acordo Faria (1985) a importância de planejamento de estoques seria:
“O estabelecimento da distribuição racional no tempo e no espaço dos recursos disponíveis, como o objetivo de atender um menor desperdício possível a hierarquia de prioridades necessárias para a realização, com êxito, de um propósito previamente definido”.
Viana (2002, p. 41) em seus postulados refere-se que materiais são “todas as coisas contabilizáveis que entram como elementos constituídos ou constituintes na linha de atividades de uma empresa” e que a administração dos mesmos tem como meta primordial atingir o equilíbrio entre estoque e consumo. Para o estudioso, essa administração abrange e tem como objetivo planejamento, coordenação, direção e controle de todas as atividades ligadas à aquisição de materiais para a formação de estoques, desde o momento de sua concepção até seu consumo final.
1.1- ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAS:
Para Krause, um ciclo contínuo de operações correlatas e interdependentes, válidas para qualquer instituição independentemente do seu tamanho, são elas: previsão, aquisição, transporte, recebimento, armazenamento, conservação, distribuição, controle.
O gerenciamento de estoques está baseado em dois fatores:
1. - O primeiro consiste em manter estoques a níveis aceitáveis de acordo com o mercado, evitando a sua falta e o risco de obsolescência; 2. - O segundo trata dos custos que esses proporcionam em relação aos níveis e ao dimensionamento do espaço físico.
2-DEPARTAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS:
2.1- Departamento de compras: é a favor de grande quantidade, pois obtém grandes descontos, encurtando assim, os custos e consequentemente aumentando os lucros.
2.2-Departamento de