Comparação entre motor cc e ca
Rafael dos Santos Heckler Engenharia de Controle e Automação Universidade do Vale do Rio do Peixe – UNIARP. rafael.heckler@hotmail.com
RESUMO (ABSTRACT): Este artigo faz uma breve introdução ao que vem a ser tecnicamente um motor elétrico, suas características construtivas básicas e as suas principais classificações. Porém o objeto de nosso estudo mais afundo será um comparativo da aplicação de um Motor de CC e um Motor de Indução Trifásico, citando quais são as vantagens e desvantagens entre eles. IINTRODUÇÃO:
O motor elétrico é uma máquina que transforma a potência elétrica em potência mecânica, em trabalho, e em uma reduzida porcentagem de perdas. Quando o motor elétrico é ligado à rede elétrica, ele absorve certa quantidade de energia elétrica e a transforma em torque para acionar uma determinada carga, como por exemplo, um eixo de uma máquina. Este princípio de converter energia em trabalho é o mesmo de um motor de um automóvel, chamado de motor de combustão, a diferença é que ele é alimentado por um combustível (álcool, gasolina, etc) e o “combustível” do motor elétrico é a energia elétrica. Simplificadamente os motores elétricos são constituídos de duas partes: o rotor que é a parte móvel (girante) e o estator ou carcaça que é a parte fixa desta máquina. São classificados em dois grandes grupos, de acordo com o tipo de tensão que o alimenta: Motor de Corrente Contínua (Motor CC); Motor de Corrente Alternada (Motor CA): podendo ser monofásicos ou trifásicos. Tanto os Motores de Corrente Contínua quanto os Motores de Corrente Alternada podem possuir excitação única, sendo ela no seu estator ou no seu rotor ou excitação dupla, excitada no rotor e no estator, neste último caso, apresentam a grande vantagem de poderem trabalhar em regime de motor ou em regime de gerador elétrico.
Os motores de corrente alternada ainda se dividem em mais dois grandes grupos: Síncronos: