Port eletronica digital
ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE ead
ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
eletrônica industrial
...............................................................................................................................
Guarulhos
2014
eletrônica industrial
Trabalho apresentado ao Curso Engenharia de controle e automação da Faculdade ENIAC para a disciplina Eletrônica industrial
Prof. Eduardo D’Elia
Guarulhos
Conceitos básicos sobre Inversores de Frequencia
Com o passar do tempo a evolução da eletrônica, cada vez vem ficando mais fácil e mais barato o acionamento de motores elétricos com cotrole de velocidade. Usando o iversor de frequencia facilitou muito que antes era usados motores CC, que são mais complexos para ter o controle dele.
Atualmente são usados em diversas aréas nas industrias como ele tem muitas funções que podem sem realizadas em segundos, com o manual fornecido pelo fábricante, voçê tem toda especificações dele e lista de paramentros.
Temos dois tipos de inversores o Inversor Escalar e o Inversor Vetorial .
Inversores escalares baseiam-se em equações de regime permanente, a lógica de controle utilizada e a manutenção da relação V/F constante. Eles apresentam um desempenho limitado e são mais usados em aplicaçõe simples como um controle de partida e de parada e variação de velocidade.
Inversor Vetorial baseia-se em equações dinâmicas do motor, assim embora a programação de controle seja mais complexa do que aquela correspondente ao controle escalar, o desempenho é bem superior . Ele promove o desacoplamento entre o controle de fluxo e o controle de velocidade por meio de transformações variáveis, com isto eles podem sem usados em processos mais complexos que exijam uma grande precisão e dinâmicas rápidas.
Dispositivos para varianção de