Gases reais e ideais
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Uma Metodologia de Desenvolvimento do Controle Digital de Conversores Estáticos Utilizando FPGA por Michel Santana
Orientador: Robson Luiz Moreno, Dr. Co-orientador: Enio Roberto Ribeiro, Dr
Dissertação
apresentada
à
Universidade Federal de Itajubá como parte dos requisitos necessários para a obtenção de título de Mestre em Engenharia Elétrica.
Julho de 2006
i
"Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível e de repente você estará fazendo o impossível.” São Francisco de Assis
ii
Aos meus pais, José Benedito e Rosangela, dedico.
iii
Agradecimentos
Agradeço a Deus e a Nossa Senhora Aparecida, pelas oportunidades e dádivas na minha vida. A todos os meus familiares, especialmente aos meus pais, irmãs, tios e avó, por seu incondicional incentivo e amor. Ao professor orientador, Robson Luiz Moreno, e ao professor co-orientador Enio Roberto Ribeiro, pelo crédito, pela confiança, pela amizade e pela ajuda na realização desse trabalho. Aos colegas do Grupo de Microeletrônica da UNIFEI, pelas constantes sugestões e pelas contribuições para esse trabalho.
Aos amigos, por seu incontestável apoio, pelos momentos de descontração e, principalmente, pela paciência. À Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que, através do programa “Demanda Social”, viabilizou a realização desse trabalho.
Meus mais sinceros agradecimentos.
iv
Resumo
Este trabalho apresenta uma metodologia de desenvolvimento de controle digital para conversores de potência, onde se pode modelar toda a estrutura – conversor e sistema de controle – num mesmo ambiente, através da linguagem de descrição de hardware VHDL-AMS. Esta linguagem possibilita descrições comportamentais de toda a estrutura, podendo assim simular, testar e validar o sistema de controle digital sem a necessidade de um protótipo. O código VHDL do controle digital, devido à portabilidade da