FÍSICO-QUÍMICA
Prof. Isaías Soares
Aula 1 – Gases ideias e gases reais
Aula 1 – Gases ideais e gases reais
Um gás representa a forma mais simples da matéria e ocupa o volume total de qualquer recipiente que o contenha. É conveniente tratar o gás como um conjunto de partículas (moléculas ou átomos) que se movimentam de forma aleatória e constante, com velocidades que aumentam conforme a temperatura se eleva.
Aula 1 – Gases ideais e gases reais
Propriedade dos gases
Pressão: Os gases por possuírem movimento aleatório exercem forças sobre as paredes do recipiente que os contém. A relação entre essas forças e a área onde elas são aplicadas é denominada pressão. Matematicamente:
p
F
A
Então, quanto maior a força que atua sobre uma área, maior a pressão das partículas de gás. A unidade no SI é Pa e é definida como N/m2. A pressão de 1 bar
(105 Pa) é tida como a unidade padrão utilizada para registrar valores de pressão, embora a unidade de atm (101325 Pa e equivalente à pressão atmosférica ao nível do mar) seja bastante utilizada.
Aula 1 – Gases ideais e gases reais
Temperatura: É a propriedade que indica o grau de agitação das moléculas de um corpo. Para um gás, quanto maior a temperatura maior a velocidade de agitação de suas moléculas. Dessa forma, se um termômetro indica que uma amostra de gás A está a uma temperatura mais alta que uma outra amostra de gás B, podemos dizer
(mesmo sem observar o comportamento das moléculas) que as moléculas do gás A estão em estado de maior agitação que as do gás B.
A unidade de temperatura comumente utilizada é o grau Celsius, (ou escala centígrada) simbolizado por °C e sua unidade de temperatura absoluta, o Kelvin, simbolizado por K. A relação entre essas duas escalas é:
T ( K ) T (C) 273,15
Para o estudo das propriedades dos gases, o uso da temperatura absoluta é a mais adequada por razões termodinâmicas.
Aula 1 – Gases ideais e gases reais
Equação de estado
O