História da Arte
O que é arte e sua definição
Primeiramente a palavra vem do latim Ars, que significa técnica ou habilidade. A arte geralmente é entendida como uma atividade do individuo ligada a manifestações que tem haver com a estética. Pode ser produzida por um artista a partir de uma emoção ou percepção de um momento determinado, com o objetivo de estimular esse interesse de consciência em um ou mais espectadores. Arte está ligada à estética, porque é considerada uma faculdade ou ato pelo qual, trabalhando uma matéria, a imagem ou o som, o homem dar beleza e expressão ao mundo material ou imaterial que o inspira. Segundo Aristóteles ‘’A arte é uma imitação da realidade’’.
A definição de arte varia também de acordo com a ápoca e a cultura, a dificuldade de definir arte está na sua direta relação e dependência com a conjuntura histórica e cultural que a fazem surgir.
A história da arte A história da arte está relacionada à cultura dos mais variados povos existentes, ela atravessa os tempos criando e contando o passado e recriando o presente. Desde a pré-história, o homem sempre criou elementos que o ajudassem a superar as suas necessidades e a vencer desafios. A arte da pré-história, na qual predomina a chamada arte rupestre, considerada uma das principais formas de registros das sociedades pre-históricas, em virtude de registros da não utilização da escrita naquele período. A pré-história, conhecida também como Idade da Pedra Lascada ou Paleolítico Superior e muitos de seus desenhos se assemelhavam aos desenhos infantis, mas as técnicas reproduzidas por eles não devem ser encaradas dessa forma, pois sua principal característica é o naturalismo, pois naquele tempo o artista desenhava aquilo que ele estava vendo, e isso e notado, através das pinturas deixadas nas cavernas, ou pinturas rupestres. Os animais, a natureza e tudo que eles podiam captar, eles reproduziam. Por volta do ano de 10.000 a.C já na pedra polida eles criavam armas e instrumentos