Comportamento Organizacional
Inteligência emocional é um conceito em Psicologia que descreve a capacidade de reconhecer os próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles. Considera-se o estudo sobre a Inteligência Emocional indispensável para a área de gestão de pessoas, é fundamental analisar os indivíduos, pois eles muitas vezes são a chave para o desenvolvimento, desempenho e sucesso organizacional, justifica-se assim o estudo do tema em questão.
O estudo tem grande relevância no universo acadêmico por mostrar conhecimento sobre relações interpessoais, o processo da emocionalidade e dos principais elementos do comportamento organizacional que somarão para uma gestão ainda melhor dos estudantes de administração. As concepções atuais sobre inteligência constituem o produto do pensamento, trabalho e investigações de centenas de pesquisadores, que ao longo da história, definiram o que é ser inteligente.
Assim como atualmente é possível perceber evoluções no pensamento em muitas áreas, também tem sido levantada a necessidade de se repensar o que se entende por inteligência e por comportamento inteligente.
A verificação das relações entre cognição e emoção poderia resultar no reconhecimento da capacidade do homem lidar com seu mundo emocional de forma inteligente, compatível com seus objetivos mais amplos de vida.
2. DESENVOLVIMENTO
O individuo encontra-se num mundo competitivo, onde há um desgaste fisicomental – emocional constante entre as pessoas.
Para se obter organizações ainda mais produtivas e menos desgastantes, é indispensável o estudo da natureza das emoções e sua importância para os indivíduos (REIS, 2009).
Seguindo esse fundamento, fica visível a necessidade de aprofundar os estudos dos indivíduos dentro das organizações inteligentes.
A redefinição do que é ser inteligente surge em um período no qual o mundo demanda por indivíduos que não sejam apenas pensadores, e sim que sejam capazes de