figuras de estilos.
Deste modo fazemos uma breve apresentacao do que esta contido no presente trabalho. O mesmo, visa, de uma forma resumida e clara falar das figuras de estilos.
Entende-se ,por estilistica, o estudo dos diversos recurssos estilosticos,ou seja ,dos meios que permitem modificar a linguagem vulgar e tornar as as frases expressivas ,sugestivas ou musicais . São estratégias que o escritor pode aplicar ao texto para conseguir um determinado efeito na interpretação do leitor, que são características globais do texto. Podem relacionar-se com aspectos semânticos, fonológicos ou sintáticos das palavras afetadas. É muito usada no dia-a-dia das pessoas, nas canções e também é um recurso literário.
Figuras de estilo
Tradicionalmente chamados figuras de estilo,de seguida se refererem os principios:
1. Nível fónico
Aliteração: consiste na repetição de sons consonânticos em várias palavras seguidas, ou em sílabas da mesma palavra.
Ex.: “Um ramalhete rubro de papoulas”
Onomatopeia: aliteração que imita sons reais, ou movimentos reais, por meio do ritmo das palavras ou dos sons. Ex.: “Desfeito em furacões o vento irado,/ Pelos ares zunindo a solta areia;”
2. Nível morfossintáctico
Anáfora: consiste na repetição da mesma palavra, ou construção sintáctica, no princípio de cada verso, ou no princípio de diversos membros de um período.
Ex.: “É urgente o amor./ É urgente um barco no mar./ É urgente destruir certas palavras.»
Anástrofe: consiste na inversão da ordem natural dos elementos na frase. Não obscurece o sentido como pode acontecer com o hipérbato.
Ex.: “Minh’alma, de sonhar-te, anda perdida.”
Assíndeto: consiste na supressão dos elementos de ligação entre as palavras ou frases sucessivas
(frequentemente o elemento suprimido é a conjunção copulativa «e»).
Ex.: “lavo, refresco, limpo os meus sentidos”.
Enumeração: consiste na apresentação sucessiva de vários elementos (frequentemente da mesma classe gramatical). Ex.: “Eles não sabem que o sonho/ é tela,