A importancia do proposito de marketing
Marketing e Vendas 19 de outubro de 2007
Lupércio Arthur Hilsdorf* afirma que clientes e empresa recebem vantagens com um marketing bem feito1 Qual a diferença entre um objetivo e um propósito? E o que seria um propósito de marketing?
Um objetivo tem prazo determinado para se atingir, um propósito é algo para toda a vida. Objetivos podem ser subdivididos em metas. Um propósito é algo indivisível. Se alguém diz: “quero dobrar o faturamento de minha empresa em X anos”, está estabelecendo um objetivo. Se o empresário disser: “quero fazer de minha empresa a melhor do país no meu ramo de atividade”, está declarando seu propósito. Se alguém diz “quero aumentar meu salário em 30% até 2.010”, isso é objetivo. Mas, se disser “quero ser uma pessoa melhor”, aí podemos identificar seu propósito pessoal. Propósitos direcionam nossas ações em função de crenças, princípios e valores que adotamos para conduzir nossa vida, ou nossos negócios. Objetivos são temporais, propósitos são atemporais.
PROPÓSITO DE MARKETING significa que todas as decisões e ações de uma empresa são balizadas pelos conceitos e princípios de Marketing. Quando há um propósito de marketing, todos, empresários, diretores, gerentes e funcionários trabalham pela efetividade das ações de Marketing. Todos pensam em competitividade, em lucratividade, em satisfação dos clientes e, em perpetuação do negócio. Pode-se considerar que uma empresa tem um propósito de Marketing firmemente estabelecido quando – especialmente os dirigentes – já desenvolveram uma visão conceitual muito forte sobre o valor e a importância que o Marketing representa para os negócios.
2 – Em um planejamento de marketing, onde entraria o propósito? Em que momento ele deve ser estabelecido e por quem?
Os propósitos de Marketing guiam as decisões. Decisões envolvem a combinação dos “conceitos” e das “ferramentas” de Marketing. Para ficar mais fácil o entendimento, um conceito é, por exemplo, valor