Os "p" do markting turistico
PROPOSTA
A proposta do presente artigo é apresentar uma lista de variáveis relacionadas ao processo de marketing de empresas, produtos e destinos turísticos. Para ser fiel às tradições, estes conceitos foram articulados em uma linha próxima ao marketing tradicional com a apresentação dos “P”s do marketing turístico, respeitando uma das teorias mais aceitas, difundidas e aplicadas das ciências humanas.
Não propomos, que fique claro, a substituição dos 4 “P”s tradicionais (produto, preço, praça e promoção) propostos por McCarthy e consagrados por Kotler e Armstrong entre tantos acadêmicos e especialistas. Ao contrário, indicamos a utilização destas variáveis à indústria do turismo. Apresentamos, sim, uma nova proposta aos estudantes e profissionais de turismo compondo, de forma didática, um caminho para o desenvolvimento da oferta turística em equilíbrio com as demandas existentes ou previstas, adequadas à expectativa do público desejado.
Os 4”P”s tradicionais de marketing formam o conjunto de variáveis que compõem o composto de marketing, conjunto de características estrategicamente elaboradas e relacionadas para o melhor atendimento das necessidades e desejos do segmento de consumidores a que se deseja atender. Particularmente preferimos o conceito de composto de marketing à expressão 4 “P”s, pois condiciona a necessária interação entre as variáveis.
Os 4 “P”s só funcionam, na verdade, se pensados de forma conjunta no processo de desenvolvimento de uma melhor oferta ao público desejado.
PRELIMINAR
As empresas, através de seus profissionais de marketing, devem buscar a melhor oferta ao público desejado a partir de estratégica composição de características: produto que atenda necessidades e desejos do público; preço que seja percebido pelo público como justo pelo valor e benefícios que oferece; processo de vendas capaz de disponibilizar o produto no momento e local mais adequados para o consumo; divulgação