FICHAMENTO 06
ALUNO / MATRÍCULA: Lucas V. de Oliveira 11/0015983 TURMA: A
AUTOR / TEXTO: WARAT, Luis Alberto. Educação , Direitos Humanos, Cidadania e Exclusão Social: Fundamentos preliminares para uma tentativa de refundação.
Warat no texto, foca na necessidade de lançarmos sobre a relação entre educação e direitos humanos uma nova visão que não apenas acentue o vínculo ja existente, as novas perspectivas realçadas pelo autor são: reinventar, refundar e repensar, estas palavras, são o caminho para novos horizontes tanto quanto para a afirmação do passado. A educação deve levar em conta a complexidade racional e emocional do ser humano. A busca da sensibilização das pessoas, para que sintam e escutem suas próprias emoções. É um processo de educação que aceita o indivíduo em sua realidade, em sua vivência, envolvido por suas emoções. Assim, o ser humano será autônomo e terá capacidade para construir a alteridade social livre de exclusões e discriminações. Falando de Direitos Humanos, inclusão educacional e respeito às diferenças, traz a sugestão de uma nova concepção de educação, onde os alunos não podem cursar um semestre inteiro sem conhecer-se, sendo desconhecidos mutuamente.
A escola deve reunir as pessoas e ajudar a aprender começando com um processo de mútuo conhecimento. O grupo que vai aprender junto deve começar por tratar de conhecer-se mutuamente. A escola deve propiciar aos alunos um tempo de conhecimento mútuo (que é também de autoconhecimento, me conheço quando reconheço algo do outro), pré-requisito para qualquer modo de aprendizagem. Para aprender é preciso saber coisas, reconhecer afetos do outro com quem compartilho o processo de aprendizagem (WARAT, 2003 p. 85). Uma Educação que tenha sensibilidade em relação aos discriminados e às diferenças como um todo. A possibilidade de construir relações inovadoras,