Fichamento - Cap. 06 – Sociologia alemã: a contribuição de Max Weber
Introdução
França > Desenvolveu seu pensamento sócia sob influência da filosofia positivista. Potência emergente nos sécs. XVII e XVIII. Junto à Inglaterra, foi sede do desenvolvimento industrial e sedimentação do pensamento burguês. Pensamentos voltados para a universalidade.
Desenvolvimento da indústria e expansão marítima e comercial > Países em contato com outras culturas e sociedades. Esforço de um pensamento interpretativos da diversidade social.
Primeiras escolas sociológicas > Fortemente influenciadas pela adaptação dos princípios e metodologia das ciências físicas e biológicas, que alcançaram sucesso impulsionadas pela indústria e desenvolvimento tecnológico.
Alemanha > Pensamento burguês se organiza tardiamente no séc. XIX, sob influência de ciências humanas como história e antropologia. Se unifica e organiza como Estado nacional mais tardiamente, atrasando seu ingresso na corrida industrial e imperialista. Isso fez elevar no país o interesse pela história como ciência da integração, memória e nacionalismo. Pensamento se volta para diversidade. Preocupação com o estudo da diferença característica de sua formação política e desenvolvimento econômico. Herança puritana, apego à interpretação das escrituras e livros sagrados.
Max Weber > Grande sistematizador da sociologia alemã.
A sociedade sob uma perspectiva histórica
Positivismo > História é processo universal de evolução da humanidade. Estágios percebidos pelo método comparativo, aproximando sociedades humanas de todos os tempos e lugares. História particular de cada sociedade diluída nessa lei geral. Desaparecimento das particularidades históricas, indivíduos dissolvidos em meio a forças sociais impositivas. Valoriza apenas a lei da evolução, generalização e comparação entre formações sociais. Durkheim: Espécie social: não confundir uam espécie social com asfases históricas pelas quais ela passa. “[...]é impossível admitir que uma