A importancia do processo de avaliaçao
Apresentação |
A avaliação é um processo contínuo que visa estudar e interpretar os conhecimentos, habilidades e atitudes de cada aluno, atentos às mudanças comportamentais propostas nos objetivos da escola propiciando condições para alterações no planejamento de trabalho.
De acordo com a LDB da educação nacional brasileira 9.394/96, a avaliação é um processo obrigatório onde ela é vista de forma contínua que prioriza a qualidade de ensino e aprendizagem.
DEFINIÇÃO |
Segundo o professor Cipriano C. Luckesi, “a avaliação é uma análise quantitativa dos dados relevantes do processo de ensino aprendizagem que auxilia o professor na tomada de decisões”.
Através dela podemos analisar os saberes, as dificuldades e facilidades de cada aluno podendo preparar a melhor forma de administrar o conteúdo a ser ensinado.
ASPECTOS FUNDAMENTAIS DA AVALIAÇÃO |
É importante PENSAR a avaliação para que ela vá além de atribuir notas e conceitos.
É necessária uma construção de conhecimento em que o aluno aprenda aquilo que está sendo ensinado.
Ela possibilita a verificação do desempenho do aluno permitindo ao professor planejar seu trabalho em bases reais analisando as necessidades, as modificações sociais e a realidade frente à educação brasileira. AVALIAÇÃO E AUTO AVALIAÇÃO |
Por diversas vezes vemos vários problemas na forma com que os estudantes são avaliados, que vai desde uma aparente tolerância - que só disfarça a displicência na verificação do aprendizado - até um pretenso rigor, que resulta em reprovações indiscriminadas. Esses procedimentos não orientam os professores a rever suas práticas e, por vezes, a própria razão de ser da avaliação parece ignorada.
Em consequência disso desiste-se da avaliação formativa e não se aperfeiçoa o ensino, eternizando o círculo vicioso cujas vítimas são estudantes que não aprendem e educadores que se frustram.
Outros desvios ocorrem quando os