Posicionamento de marcas
Heranças Históricas -> são heranças sociais que se perpetuam, embora em graus atenuados ao longo do tempo. H. Jaguaribe observa que a “causa primária do dualismo social brasileiro foi o instituto da servidão, que perdurou até fins do século XIX. Abolida a instituição servil, supunham-se eliminados os males dela decorrentes e não se praticaram políticas públicas para incorporar os ex-escravos às condições da cidadania. A reprodução familiar da ignorância e da miséria manteve, assim, no curso das quatro gerações que nos separam da abolição, o dualismo básico entre participantes e excluídos dos benefícios da civilização brasileira”. Além das decorrentes de instituições como a escravidão, é também heranças históricas a forma de acesso de cada classe aos bens públicos e privados e a decorrente acumulação diferenciada de riquezas.
Macrocondicionalidades -> Condições macroeconômicas prevalecentes por longos períodos podem ser a causa do agravamento de estruturas distributivas preexistentes. Modelos de crescimento e de desenvolvimento definidos pelo poder político estabelecido podem impactar as estruturas de repartição, seja na direção de maior esforço redistributivo seja na de maior concentração da renda e da riqueza. A capacidade das várias camadas sócias se neutralizarem os efeitos da inflação sobre seus fluxos de renda e da riqueza não é igualmente distribuídas. A camada do topo da pirâmide de rendas geralmente tem capacidades diferenciadas. O resultado final é o afastamento da sociedade como um todo da linha de perfeita igualdade. E também o aumento dos índices de incidência de pobreza e de insuficiência de renda, notadamente quando o descontrole macroeconômico acaba por afetar o crescimento da economia como um todo.
Retorno do capital humano -> a expressão CAPITAL HUMANO designa o conjunto dos atributos pessoais, úteis para o processo produtivo, herdados ou acumulados, através de fatores como background