Recursos Humanos II
Devido às características competitivas do mercado empresarial atual e à constante busca pela excelência na carreira profissional, notamos que é cada dia mais frequente o uso de métodos de avaliação dentro das organizações.
O foco principal da Avaliação ( ou análise) de Desempenho é mensurar as qualidades do colaborador e as competências desenvolvidas dentro da empresa, em um determinado período. Pode ser considerado como um feedback das ações; entretanto tal avaliação é realizada de maneira mais completa e organizada, pontuando os aspectos positivos e corrigindo os negativos.
É importante ressaltar que o critério da avaliação deve ser elaborado de acordo com a Missão, Visão e Valores da empresa, para não haver fracasso ou má interpretação do processo.
" A organização deve realizar uma campanha de comunicação disseminando quais os objetivos, desmistificando boatos, esclarecendo os propósitos e os ganhos para a organização e principalmente os ganhos de cada um", afirma Rogério Leme, diretor executivo da Leme Consultoria e especialista em Gestão de Pessoas.
A avaliação de desempenho é ferramenta chave para que a empresa consiga enxergar quais são os profissionais que merecem investimentos nas carreiras. É também uma oportunidade de rever posicionamentos, metas e políticas internas da organização, com foco no lucro, desenvolvimento e bem estar organizacional.
A importância da avaliação de desempenho nas organizações
Por Antonio Luiz Alexandre para o RH.com.br
Atualmente percebemos a importância que a avaliação de desempenho tem para os funcionários e o quanto também ela é valiosa para as empresas. Nas duas situações esse recurso possui vital significância, pois para o funcionário traz a oportunidade de receber o feedback sobre seu desempenho, possibilitando a melhoria deste, e para as empresas cria a possibilidade de desenvolver o potencial de cada funcionário, e com isso, gerando melhores