A importancia do feedback e resiliencia para o administrador
Introdução
O feedback é algo de suma importância em qualquer tipo de empresa, é um processo de comunicação caracterizado pela transmissão e pela recepção de informações entre pessoas. O feedback é uma avaliação que deveria contar na base das organizações e ser o carro chefe das relações entre organização e funcionário, entre gestores e colaboradores. A falta da aplicação de feedback pode gerar conflitos e crises no ambiente corporativo. A ausência de comunicação sobre o que o colaborador precisamelhorar o que não agrada a liderança e quais os principais pontos a desenvolver, refletem em um clima organizacional desfavorável.
Com a falta da avaliação, o colaborador pode sentir dúvida, uma queda de desempenho, revolta e até tomada de ações inconsequentes. O feedback é o processo de fornecer dados a uma pessoa ou a um grupo, ajudando-o a melhorar seu desempenho no sentido de atingir resultados.
Mas o feedback não ocorre apenas de gestor para o funcionário. A empresa e os próprios gestores precisam estar preparados para ouvirem o que têm a dizer os colaboradores sobre a organização e a “chefia”.
A resiliência é um tema bastante atual na Administração e nos negócios. Em linguagem científica, a resiliência é a capacidade de superar o distúrbio imposto por um fenômeno externo e manter-se inalterado. Na engenharia é a propriedade fundamental dos aços na construção de grandes estruturas. Não obstante, o termo resiliência vem sendo estudado no campo da psicologia e como tudo que vira moda no campo comportamental, já se busca o profissional “resiliente”. O conceito emprestado da física refere-se à “propriedade de que são dotados alguns materiais, de acumular energia quando exigidos ou submetidos a estresse sem ocorrer ruptura”.
O conceito é muito bem empregado e não se foge ao fato de que as pessoas são o principal “material” na estrutura das grandes organizações. Este conceito vem sendo exigido e