A importancia do Capital Intelectual dentro das empresas
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE JARAGUÁ
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
KAMILLA CRISTHIAN DA SILVA MOTA
SEMINÁRIO DE PROJETOS
CAPITAL INTELECTUAL NA CONTABILIDADE DAS ORGANIZAÇÕES
Relatório apresentado à disciplina de Seminário de projetos como
Requisitos para composição de nota para o 1º bimestre
4º ano Ciências Contábeis 2014
Professora: Eliene
Jaraguá/ Abril /2014
INTRODUÇÃO:
A pesquisa foi desenvolvida para a representação do valor do capital intelectual nas demonstrações contábeis, o que vai além de demonstrar o valor real das organizações e também foi criada para esclarecer duvidas para profissionais da área e fazer com que a contabilidade seja mais qualificada.
O capital intelectual está relacionado com a capacidade que a empresa tem em gerar lucros futuros, ele expressa o seu valor de mercado presente, e verifica a possibilidade de a empresa obter lucro promissor no futuro, além de manter a empresa competitiva ao longo tempo.
REFERENCIAL TEORICO:
Este tema tem sido bastante discutido por décadas, e influenciou a revoluções como a tecnológica, da informação etc. mais a idéia quanto a ele começou realmente a surgir na era contemporânea, ou seja, revolução industrial
Mais hoje em dia, ou seja, na era do microchip, tem se dado uma importância diferente e mais relevante a ele, pois as empresas estão tomando consciência de que nada adianta máquinas modernas, alta capacidade de produção, riquezas, etc., se tudo isso não estiver associado ao esforço da mente humana.
Podemos até comparar algumas empresas bem sucedidas e que se tornaram grandes potencias em seus ramos:
Como a Toyota que não era mais rica que a General Motors, a Microsoft que não era mais avançada em tecnologia do que a IBM, mas ao contrário, possuíam um bem muito mais valioso que os ativos físicos ou financeiros, o capital intelectual. Começou a ser estudado na década de 70.
O capital intelectual é