A importancia de termos nossa propria opiniao
Tema: A importância de termos nossa própria opinião.
Problema: De que maneira o grupo externo influencia na construção da identidade?
Tempo de duração: 50 minutos
Série: 2º ano do ensino fundamental
Objetivos:
* Exercer o seu papel de cidadão dentro da diversidade, valorizando, convivendo e compreendendo as diferenças que existem nos grupos. * Participar de diferentes situações de comunicação oral e escrita. * Participar de atividades prazerosas que despertem a criatividade da criança fazendo-a expressar-se. * Posicionar-se de maneira crítica e responsável nas diferentes situações respeitando a opinião e o conhecimento do outro. * Valorizar seu jeito de ser e conviver com as diferenças.
Metodologia: A metodologia utilizada neste plano de aula, será com atividades que privilegiem a construção do conhecimento pelo educando, propondo desafios, participações, relacionando-se com os outros, e com o meio em que vivem e convivem considerando o individuo como um todo e único oportunizando aos alunos uma discussão filosófica sobre a importância de cada indivíduo.
Desenvolvimento: Para introduzir o tema, primeiramente será contada a história da Zeropéia (a seguir)
A ZEROPÉIA
Autor: Herbert de Souza – BETINHO
Ilustração: Bia Salgueiro
Editora: Moderna- 4 Ed. Ia uma centopéia com suas cem patinhas pelo caminho quando topou com uma barata.
Vendo tantas patinhas num bicho só, a barata ficou boquiaberta:
-Mas Dona Centopéia pra que tantas patinhas? A senhora precisa mesmo delas? Olha, eu tenho só seis e são mais do que suficientes! Posso fazer tudo, correr, trepar nas paredes, me esconder nos buracos. Ninguém consegue me acertar na primeira, nem na segunda chinelada!
- É – respondeu a centopéia -, eu não havia