Universidade e midia/A opinião pública In-formação
Universidade e Mídia/A Opinião Pública In-formação
Simone Antoniaci Tuzzo1
A opinião pública tem merecido, ao longo dos anos, a atenção de estudiosos das áreas da Sociologia, Filosofia, Psicologia, História, Direito, Educação, Política, Economia e da Comunicação. No caso da comunicação, especialistas, através do Jornalismo, das
Relações Públicas e da Publicidade e Propaganda, procuram de forma constante responder questões como: O que é opinião pública? Como se forma a opinião pública?
Qual a relação entre o público e as mensagens veiculadas pelos meios de comunicação de massa na formação da opinião pública?
Os meios de comunicação de massa se caracterizam como representantes da opinião pública? São os meios de comunicação de massa representantes da opinião pública contemporânea, ou são somente intérpretes de uma opinião pública formada externamente a eles? Existem públicos que formam a opinião pública?
Considerando essas questões como algumas de nossas premissas de reflexão sobre a opinião pública, podemos ir além, pensando: Existe de fato uma opinião pública? Será a opinião pública a opinião de públicos específicos? O que é de fato a opinião pública e quem são os seus agentes de formação?
Essas são apenas algumas das mais variadas questões que, ao longo de nossa formação acadêmica e profissional, na área de Relações Públicas e à frente de Assessorias de Comunicação, temos formulado e que nos instiga, ao longo desse tempo, a refletir sobre essa categoria, pois o que notamos é que, a partir de cada área do conhecimento, poderia existir um infinito número de questões acerca do assunto.
Podemos refletir se a opinião pública é a opinião da maioria da população ou de uma minoria representativa, ou seria a opinião pública a expressão de voz de uma parte da população que consegue manifestar a sua opinião através de grupos sociais organizados e de canais de comunicação capazes de
atingir um número