Emprendedorismo universitário
DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
EMPREENDEDORISMO UNIVERSITARIO:
UM NOVO CONCEITO
Trabalho de graduação da disciplina de projeto integrador do curso de Engenharia de Produção orientado pelo professor Valdir Alves.
“Ache alguma coisa que ame para fazer. Se você não fizer dinheiro com isso, ao menos você amará ir trabalhar.”
Mark Cuban
Sumário
Resumo Atualmente as micro e pequenas empresas que foram recentemente abertas, tem fechamento precoce devido a falta de competência técnica dos investidores. Em vista disso, foi proposto uma solução para que não haja falência precoce dos novos empreendimentos. Solução esta, que seria o fornecimento de conhecimento para os futuros empreendedores já na universidade; através da introdução de uma nova disciplina que vise aplicar as técnicas de empreendedorismo necessárias para o sucesso de um projeto empreendedor. A nova disciplina abrangeria basicamente aplicar ao universitário o conhecimento em administração e negócios, conhecimento em empreendimentos (conhecimentos específicos do negocio, produto ou serviço) e conhecimento sobre a oportunidade identificada. Para a implantação da disciplina foi buscado previamente a opinião dos estudantes universitários através de uma pesquisa que tinha enfoque na introdução da disciplina em diversas áreas acadêmicas.
PALAVRAS-CHAVE: empreendedorismo, disciplina, conhecimento técnico, universitário.
Introdução
“O empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século 21 mais do que a revolução industrial foi para o século 20” (Timmons, 1990)
Embora empreendedorismo seja um tema amplamente discutido nos dias atuais, seu conteúdo, varia muito de um lugar para outro, de país para país, de autor para autor. Isso porque, embora tenha como origem pesquisas em economia, o empreendedorismo recebeu fortes contribuições da psicologia e da sociologia, o que provocou diferentes definições para o termo e, como consequência, variações