a importancia de aprender matematica na eja
A aprendizagem da Matemática refere-se a um conjunto de conceitos e procedimentos que comportam métodos de investigação e raciocínio, formas de representação e comunicação.
Saber Matemática torna-se cada vez mais necessário no mundo atual, em que se generalizam tecnologias e meios de informação baseados em dados quantitativos e espaciais.
Assim como acontece em outras áreas do conhecimento, o ponto de partida para a aquisição dos conteúdos matemáticos deve ser os conhecimentos prévios dos alunos.
Os adultos não escolarizados aprendem muito através da comunicação oral, por isso é importante dar-lhes a oportunidade de “falar de matemática”, conhecer diversas possibilidades de trabalho em sala de aula é fundamental para que o professor construa sua prática.
As situações do cotidiano que envolve noções e notações matemáticas dão suporte para a aprendizagem significativa de procedimentos mais abstratos.
Uma situação problema pode ser entendida como uma atividade cuja solução não pode ser obtida pela simples evocação da memória, mas que exige a elaboração e a execução de um plano.
Os alunos de EJA aprendem as operações matemáticas contextualizadas em situações-problemas, muitas não gostam, pois acham mais fácil os tradicionais exercícios de arme e efetue, o que não fazem o aluno pensar.
Como educadores devemos pensar na melhor forma do aluno aprender a pensar, saber argumentar e interpretar. Situações-problema fazem os alunos, que já sabem calcular operações matemáticas ou não, interpretarem as situações, analisar e pensar na melhor forma de resolver a questão estabelecida.
A resolução de problemas matemáticos na sala de aula envolve várias atividades e mobiliza diferentes capacidades dos alunos:
• compreender o problema;
• elaborar um plano de solução;
• executar o plano;
• verificar ou comprovar a solução;
• justificar a solução;
• comunicar a resposta.
Ler, escrever, falar e escutar, comparar, opor,