A importancia das diretrizes no papel do educador
Os ensinamentos da psicologia educacional nos esclarece que a base da personalidade de uma pessoa, se forma, quase por completo, até aproximadamente aos sete anos de idade e suas características pessoais vão depender em grande parte do ambiente no qual a criança se insere, ou seja, a família, o contexto social e a escola. Para Vygotsky, “o funcionamento psicológico estrutura-se a partir das relações sociais estabelecidas entre a criança e o mundo exterior” (apud OLIVEIRA, 2005, p. 44).
Partindo deste pressuposto o educador infantil exerce influencia sobre a personalidade de seus alunos, e é preciso considerar que essa influencia pode culminar em resultados positivos ou negativos, dependendo da atuação do educador.
Infelizmente, é comum escutarmos relatos de educadores que acreditam que o trabalho com educação infantil, é simplesmente “olhar” as crianças enquanto brincam ou então a crença de que o papel da pré-escola é preparar as crianças para ingressar nas séries iniciais. Os educadores que sustentam essas concepções desconhecem o teor do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e as propostas pedagógicas contidas neste material que orientam os educadores no sentido de colaborar para desenvolver a identidade e autonomia da criança e ampliar o seu conhecimento de mundo.
Percebe-se que há, segundo Ávila (2003, p. 5):
[...] a necessidade de se investir em todos os cursos, eventos ou processos de formação de professores no sentido de que esses profissionais se fundamentem, capacitem e se exercitem para o hábito da continua investigação e reflexão sobre sua própria pratica, [...] Além disso, a formação dos profissionais da educação terá que ser mais solida, rigorosa e contemplar a articulação dos conhecimentos sobre educação, economia, politica, sociedade e suas relações.
As disciplinas abordadas no 4º semestre do Curso de Pedagogia se fazem necessárias para o embasamento teórico e prático para uma boa formação e atuação profissional