A importancia da musica e da poesia na educação infantil
A Música faz parte da educação desde há Grécia antiga, onde era considerada fundamental para a formação dos futuros cidadãos. Ela esta presente nas mais diversas situações do cotidiano. Sendo um dos principais meios de comunicação ainda existentes na sociedade que consiste numa linguagem capaz de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos que podem ganhar grandes proporções didáticas, quando bem direcionadas. Assim, existe música para dormir, pra dançar, para chorar os mortos, para lutar, e isso mostra a função ritualista presente em alguns povos.
O ambiente sonoro faz com que os bebês e as crianças deem inicio a seu processo de musicalização de forma intuitiva. Quando adultos cantam cantigas de ninar, fazem brincadeiras cantadas, etc., os bebês tentam imitar e responder com balbucios e gritos o que cria momentos significativos no desenvolvimento cognitivo e afetivo.
Nesse contexto, o contato das crianças com a música se da desde de muito cedo, aprendendo, assim, suas tradições culturais.
Na educação infantil, com seu poder criador e libertador, a música possui um papel essencial na aprendizagem. Ela ajuda no desenvolvimento psicomotor, sócio afetivo, cognitivo e linguístico, através ritmos marcados caminhando, batidos com as mãos, e até mesmo falados.
É imprescindível que o professor trabalhe música com as crianças, pois é preciso que ela crie sons, cantando, apreciando e até mesmo vivendo a música. “A música no contexto da Educação Infantil vem, ao longo de sua história, atendendo a vários objetivos. Tem sido em muitos casos, suporte para atender a vários propósitos, como a formação de hábitos, atitudes e comportamentos, a realização de comemorações relativas ao calendário de eventos do ano letivo, a memorização de conteúdos, todos traduzidos em canções. Essas canções costumam ser acompanhadas por gestos corporais, imitados pelas crianças de forma mecânica e estereotipada.” (FERREIRA, 2007)