musica em sala de aula
Música, jogo e poesia na educação musical escolar
Viviane Beineke
As ilustrações deste artigo foram cedidas por Diego de los Campos (2006).
V. 3 N. 3 setembro de 2011
Viviane Beineke vivibk@gmail.com Doutora e Mestre em Música – Educação Musical – pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Curso de Licenciatura em Música e do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade do Estado de Santa
Catarina (UDESC). Autora da coleção Canções do mundo para tocar (2001 e 2002) e do livro/CD/
CD-Rom para crianças Lenga la Lenga: jogos de mãos e copos (2006). Atua em temáticas relacionadas à formação de professores, produção de material didático e o ensino de música na escola básica, com ênfase na aprendizagem criativa.
Resumo: O texto discute alguns entrelaçamentos e possibilidades de diálogo entre estudos sobre as culturas lúdicas da infância e a produção de música para crianças. Com uma abordagem lúdica do ensino de música, o texto focaliza o trabalho com canções brasileiras arranjadas para jogos de copos, buscando possibilidades metodológicas que valorizem a produção musical dos alunos. O repertório abrange canções, parlendas e trava-línguas, acompanhados com materiais simples, como copos plásticos e sons corporais. Inventando novas formas de brincar e tocar as músicas, procura-se favorecer a expressão criativa e prazerosa da criança no fazer musical coletivo.
Os arranjos foram concebidos para a prática musical no contexto escolar e permitem múltiplas formas de utilização em sala de aula pelo professor. Palavras-chave: culturas musicais infantis; jogos de mãos e copos; composição musical.
Music, game and poetry in school musical education
Abstract: The text talks about a few links and dialogue possibilities between studies on childhood ludic culture and producing music for children. With the ludic approach of music teaching, the text focuses the work with