Musica na sala de aula
Mayara TahuanaSchwarzwald
Professor-Jorge Luiz Buerger
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em História (HID0226) – Trabalho de Graduação
05/12/2013
RESUMO
Esta pesquisa abrange a música por diferentes ângulos. Inicialmente com sua história, como surgiu, quem a inventou. Abrange também os seguintes temas: Lei 11.769, a introdução da música na sala de aula. Além disto apresenta uma pesquisa com professores e alunos, questionando-os sobre a utilização da música como forma de aprendizagem.
Palavras-chave: Alunos. Música. Sala de Aula
1INTRODUÇÃO
A introdução da música na escola é uma forma interessantíssima de professores utilizarem algumas dinâmicas no dia a dia das aulas, tanto no ensino fundamental e até para o ensino médio. A introdução da música durante as aulas pode auxiliar no aprendizado dos alunos, ampliando seus conhecimentos. Para iniciar esta pesquisa, primeiramente foi delimitando uma área de concentração. Segundo Borges, uma área de concentração “[...] deve agrupar ações e fazê-las convergir para um centro de modo […] a tornar mais ativo determinado domínio de conhecimento.” (2003, p. 165). Com a área de concentração escolhida, sendo as Dinâmicas no Ensino de História, pode-se então fazer um questionamento: de quê maneira pode-se introduzir a música na sala de aula, fazendo desta, uma ferramenta de aprendizagem?
No decorrer desta pesquisa será discutido sobre esta pergunta e outras mais, tais como: é possível introduzir música nas escolas públicas brasileiras? Qual seria a melhor idade para esta introdução começar a ser abordada? A música pode ser introduzida em todas as aulas, de diferentes disciplinas?
Pesquisar sobre este tema no atual momento da educação brasileira, se torna muito importante. Segundo a docente do Instituto de Artes da UNESP Marisa T. O. Fonterrada “Vivemos, no Brasil, um momento importante na Educação,pois, desde a promulgação da Lei de