Música popular e a língua portuguesa em sala de aula – em busca de uma gramática reflexiva
1. TEMA
Música popular e a língua portuguesa em sala de aula – em busca de uma gramática reflexiva
2. Justificativa
O projeto a ser desenvolvido com alunos do 9º ano do ensino fundamental, desperta neles o prazer do ato de aprender e aprofundar o conhecimento de gramática em sala de aula. A partir da motivação obtida por meio de músicas selecionadas, propõe levá-los a melhorar seu desempenho na forma escrita da língua e também, positivamente, em seus hábitos de leitura. Esse assunto torna-se relevante, uma vez que a dificuldade enfrentada pelos alunos com relação à escrita é uma realidade cotidiana na sala de aula e a utilização de músicas que eles reconhecem no seu cotidiano torna-se importante, para que possa extrair dessas letras uma leitura interpretativa que estivesse mais inserida nesse contexto.
2.1. Fundamentação teórica
Em conformidade com o que se trata nesse projeto e citada, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) já ilustram logo nas páginas de apresentação, a importância de se levar em conta a aquisição de um trabalho que vise o comprometimento para com os modos reflexivos:
O domínio da língua, oral e escrita, é fundamental para a participação social efetiva, pois é por meio dela que o homem se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constrói visões de mundo, produz conhecimento. Por isso, ao ensiná-la, a escola tem a responsabilidade de garantir a todos os seus alunos o acesso aos saberes lingüísticos, necessários para o exercício da cidadania, direito inalienável de todos. (PCN - LP, pg. 15)
Ainda segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, um dos objetivos do ensino fundamental é que os alunos sejam capazes de:
(...) utilizar as diferentes linguagens – verbal, musical, matemática, gráfica, plástica e corporal – como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais, atendendo a diferentes