MÚSICA NA SALA DE AULA
A MÚSICA EM SALA DE AULA
Apresentação:
Este trabalho faz parte do Curso Introdução à Educação Digital - Catanduva (e – PROINFO). Constitui-se numa reflexão sobre a utilização da música na sala de aula como recurso pedagógico. Proponho fazer uma breve coletânea de músicas para serem utilizadas nos diferentes temas a serem abordados. Bem como realizar pesquisas sobre a fundamentação teórica na aplicação deste recurso. Vale lembrar que durante o desenvolvimento deve-se, garimpar na Internet as diferentes formas de utilização da música na sala de aula de forma pedagógica.
Justificativa:
A música é muito importante na vida dos jovens, pois os mesmos vivem em ambientes musicais diversos. Trabalhar música na escola é continuar o universo que o jovem traz consigo desde criança.
“Recomenda-se ouvir músicas eruditas, a exemplo das "clássicas", por ser ricas em expressões sonoras propícias ao desenvolvimento da acuidade cerebral auditiva, característica esta que é de grande importância para a aprendizagem de idiomas”.
A música desenvolve a identificação do som e suas variantes o ritmo e a linguagem. Através da música, acontece o desenvolvimento do raciocínio, da sensibilidade rítmica e auditiva do aluno, tornando-o mais receptivo a outras áreas do saber e mais sociável na interação com o ser humano.
“A música, arte de combinar os sons, é uma excelente fonte de trabalho escolar porque, além de ser utilizada como terapia psíquica para o desenvolvimento cognitivo, é uma forma de transmitir ideias e informações, faz parte da comunicação social”.
Objetivo:
Usar a música associada à filosofia, como estratégia para reflexão sobre a realidade;
Despertar e desenvolver nos alunos sensibilidades mais aguçadas na observação de questões da sua própria realidade, acreditando no grau de penetração que as mensagens das músicas exercem nos indivíduos;
Possibilitar aos participantes do projeto o acesso a diversos