A importancia da formação docente na educação infantil
Este trabalho desenvolvido a seguir mostra a importância da formação de docentes voltada para a educação infantil, mostrando um breve histórico, a importância do curso e o porquê de uma educação voltada a modalidade de ensino infantil.
2 DESENVOLVIMENTO
A história da formação de docentes para a Educação Infantil é bastante recente, pois não se havia uma preocupação com esse nível de ensino e, consequentemente, muito menos, com a qualificação de seus professores. Antes da promulgação da Lei 9394/96, podem ser identificados alguns movimentos isolados que pouco contribuíram para a formação sólida e com uma base comum para os educadores de crianças, mas devido ao fato da Educação Infantil não fazer parte ainda da educação básica, essas iniciativas eram isoladas e atingiam a uma pequena parcela dos docentes.
No Brasil, os estabelecimentos passaram por uma variedade de instituições, estruturas e profissionais que se dedicavam as crianças. O fato de não ter um local apropriado para elas, desqualificava o profissional da educação infantil e, também mostrava a divisão entre o “cuidar e o educar”, de acordo com a função que se exercia, ou com a faixa etária com a qual se trabalhava.
Durante muito tempo, a professora de educação Infantil era identificada e reconhecida pela sua afetividade e seu dom maternal. Assim, reforçava-se a concepção de educadora através do seu perfil enquanto mulher.
A LDB foi um marco importante para o campo educacional, pois instituiu um conjunto de reformas que permitiu o exercício da profissão professora/educadora na educação infantil através de uma formação docente.
Mas ainda em creches e pré-escolas brasileiras leva a existência de situações onde algumas pessoas ainda tem o olhar de assistencialismo, desvalorizando o empenho profissional através de uma formação docente ou mesmo um nível superior.
Ainda existe grande discussão sobre a formação de docentes e a necessidade de