bacharel
Disciplina: Literaturas de Expressão Portuguesa
Nomes: Cesar Etges Lopes & Karen Drago
Prova de Grau B
1 - Karen) "A Jangada de Pedra", certamente. Não só a história é cativante como a escrita peculiar de Saramago me trouxe uma nova experiência com relação a literatura.
1 - Cesar) "Eurico, o Presbítero" foi a doce surpresa desta cadeira. Dono de um estilo invejável, Herculano cativou-me desde a primeira página. O apuro da pesquisa histórica, o léxico encantador, tão diferente do comumente usado por brasileiros, especialmente neste século, o desolado Eurico do início da narrativa, todos esses foram elementos que me fizeram lê-lo em poucos dias, tal meu encantamento.
2) Ao retratar a realidade de forma mais crua, menos subjetiva e romântica, o texto de Eça mostra-se realista. O amor não é algo inatingível e lírico, a mulher é de carne e osso e o protagonista goza de seus prazeres; os personagens são mais verossímeis e têm sua psiquê mais aprofundada; a igreja, como instituição, é criticada e os padres corruptos trazidos à luz e condenados.
3) O texto traz uma cena que se materializa diante do leitor de forma intensa e desoladora: um soldado jaz morto, vítima de balas disparadas em guerra inaudita.
O soldado é símbolo do povo português, que tantas vezes teve que armar-se e guerrear por amor à sua terra. Representa uma nação que muitas vezes caiu, que repetidamente pranteou heróis mortos.
O texto também tem um lado lírico: o amor da mãe, de cuja afeição lhe nasceu a alcunha do título "Menino de sua mãe"; o lenço branco, que, antes de chafurdar na lama que foi seu leito de morte, era alvo como as lembranças de infância, presente da criada velha. O final é pungente. De nada valeu a prece da mãe para que voltasse são e salvo.
4) Sim, podemos considerar Mensagem uma releitura de Os Lusíadas. Aproximam-se pelos traços epopéicos (muito mais fortes em Camões, naturalmente), pela intenção explícita de lidar com os