Efeitos da Radiação
De acordo com Giuseppe D''Ippolito, professor livre-docente do departamento de radiologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), a radiação é capaz de alterar as características físio-químicas das células do organismo. "Quanto mais rápida for a taxa de proliferação dessas células, mais elas são afetadas pela radiação. É o caso dos espermatozóides e óvulos", afirma.
D''Ippolito afirma que a radiação pode provocar efeitos diretos, como queimaduras pelo corpo em pessoas que estiveram muito perto do local de um acidente radioativo, ou consequências futuras, que podem aparecer depois de anos.
"Se a pessoa estiver grávida e for exposta a uma grande quantidade de radiação, o feto tem grande chance de nascer com má-formação, como retardo mental e macrocelafia. Os espermatozóides e óvulos podem também sofrer mutações e, quando a pessoa ficar grávida, a mutação pode ser transmitida para os filhos", explica. "As chances de se desenvolver câncer também aumentam, e isso vale tanto para as pessoas expostas quanto para a sua prole", diz D''Ippolito.
Transmissão - Os alimentos podem, sim, transmitir radiação se estiverem contaminados. "Em uma plantação, isso se dá através do contato do solo, com a água da chuva e poeira radioativa, provenientes de elementos radioativos que podem escapar durante um acidente nuclear. Os animais, se comerem dessa vegetação, se contaminam e, se forem fonte de alimentação humana, podem transmitir essa contaminação", aponta Maria Inês.
Nesta segunda-feira, a OMS (Organização Mundial da Saúde) informou que o Japão precisa agir rapidamente e proibir a venda de alimentos provenientes de regiões próximas à usina nuclear de Fukushima caso eles estejam contaminados com níveis excessivos de radiação.