Técnica
TRANSFORMADORES
ALVARO CESAR OTONI LOMBARDI
CÁLCULOS DE TRANSFORMADOR
BEATRIZ LEITE QUEIROZ
3º PERÍODO / ELT 231
Volta Redonda
23 de julho de 2013
Sumário
Transformadores monofásicos
Um transformador ou trafo é um dispositivo destinado a transmitir energia elétrica ou potência elétrica de um circuito a outro, transformando tensões, correntes e/ou modificando os valores das impedâncias elétricas de um circuito elétrico.
Inventado em 1831, por Michael Faraday, os transformadores são dispositivos que funcionam através da indução de corrente de acordo com os princípios do eletromagnetismo, ou seja, ele funciona baseado nos princípios eletromagnéticos da Lei de Faraday e da Lei de Lenz, onde se afirma que é possível criar uma corrente elétrica em um circuito uma vez que esse seja submetido a um campo magnético variável, e é por necessitar dessa variação no fluxo magnético que os transformadores só funcionam em corrente alternada.
Calculando um transformador
É importante observar três fatores quando se vai trabalhar construindo um transformador: Correntes parasitas, perdas no cobre, perdas no ferro.
Correntes parasitas
São relacionadas à corrente induzida no núcleo. Tudo se dá devido ao transformador ser constituído de um material ferromagnético, esse material não pode ser maciço (quanto menor a resistência elétrica do núcleo menor a perda e menor o aquecimento no núcleo), pois acarreta um enorme problema que é a grande perda por correntes parasitas.
Perdas no cobre
As bobinas são feitas de fio de cobre esmaltado e esse fio possui certa resistência, então podemos admitir que se circula uma corrente elétrica em uma resistência e por isso há uma dissipação de potência em forma de calor, isso significa que há potência sendo desperdiçada.
Perdas no ferro
É provocada pela histerese magnética que provoca atraso entre o campo magnético e a indução magnética.
Figura : Curvas de