Efeitos da radiação
Jornal: O Globo Data: 16/03/2011 Página: Especial 1
Pontos importantes da notícia: Com o caos ocorrido no Japão, não só o Nordeste do país foi afetado. Com os tremores, o complexo nuclear de Fukushima, ao norte, foi afetado. Por conta disso, ventos levaram a radiação à capital, mesmo a 270 quilômetros de distância. Apavorados por estes resíduos radioativos, a população se desespera e muitas pessoas estão se mudando, outros se confinando, com medo. As informações até o dia da notícia são que os índices estavam 20 vezes acima do normal. Que em Setagaya, bairro central, uma pequena quantidade de iodo e césio fora detectada. Em Shinjuku, uma das partes mais modernas e famosas da capital, o nível máximo chegara, às 10 da manhã, a 0,809 microsieverts (unidade radioativa), mas foi caindo ao longo do dia. No entanto, a situação ainda se encontra sob controle, pois os números são baixos. Uma chapa de raio-x, por exemplo, libera 50 microsieverts. A radioatividade detectada em Tóquio ainda não é capaz de causar danos. As pessoas próximas a Fukushima é que precisam ser imediatamente retiradas e protegidas – disse o professor Motoki Yamani, do Departamento de Medicina da Universidade de Kioto.
Aspecto(s) relacionado(s) com o tema da engenharia ambiental: Tragédia no Japão faz com que a radiação seja levada para capital. O que é exatamente uma usina nuclear? O que isso pode acarretar no corpo humano? O que isso pode prejudicar no meio ambiente?
Palavras chave da pesquisa: * Tragédia no Japão; * Danos da radiação à saúde; * Danos da radiação ao ambiente; * Radiação.
Discussão baseada na reportagem e na pesquisa:
* O que é a radiação? E a usina nuclear serve para que?
O nome genérico que se dá de radiação nuclear é: energia emitida pelo núcleo.
As usinas nucleares são usinas térmicas que aproveitam a energia da fissão dos átomos de urânio e de plutônio. Embora sejam cada vez