A importancia da experiencia no ensino de quimica
CENTRO DE CIÊNCIAS QUÍMICAS, FARMACEUTICAS E DE ALIMENTOS.
INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA
CURSO DE QUÍMICA – LICENCIATURA
SEGUNDO SEMESTRE DE 2012
PROFESSOR: ROMEU
TRABALHO DE REVISÃO DA LITERATURA: A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA.
V. H. M. DATA: 15 DE JANEIRO DE 2013
ÍNDICE:
1- CAPA 2- ÍNDICE 3- INTRODUÇÃO 4- REVISÃO DE LITERATURA 5- CONCLUSÃO 6- BIBLIOGRAFIA
INTRODUÇÃO: A função do professor é de suma importância, pois nós professores, temos a função de ajudar na educação de nossos alunos, consequentemente ajudando a transformar a sociedade.
Segundo Saviani apud Farias (2000) o professor tem como missão de transformar a sociedade, porque é o personagem principal da educação. É a única via de acesso à integração social para todos, e a única porta de saída da miséria para as camadas mais pobres da população.
A experimentação no ensino de química se faz importante, pois auxilia os alunos na aprendizagem dando um olhar mais amplo ao conteúdo estudado. Também tem o papel de facilitar e incentivar os alunos no conhecimento químico relacionando a aprendizagem com o cotidiano.
Para Maldaner apud Farias (1999) a química é uma ciência experimental; fica por isso muito difícil aprende-la sem a realização de atividades praticas (laboratório). Essas atividades podem incluir demonstrações feitas pelo professor, experimentos para confirmação de informações já dadas, cuja interpretação leve a elaboração de conceitos.
Portanto, torna-se necessário que as escolas apresentem laboratórios de química, pois é mais uma ferramenta de ensino para o professor e de aprendizagem para o aluno.
De acordo com Amaral apud Farias (1996) reconhece-se que é preciso reformular o ensino de química nas escolas, visto que as atividades experimentais são capazes de proporcionar um melhor conhecimento ao aluno, por isso, as reflexões deste trabalho visam abranger a importância da