Tudo
Luciano Infanti de Paula
Data: 30/05/2010 | atualização: 12/05/2013 20:00
A Lei da Gravitação Universal diz que dois objetos quaisquer se atraem mutuamente. A equação determina que a intensidade da atração gravitacional (F) é proporcional ao produto das massas de dois objetos atraídos (m_1,m_2) e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre eles (r)
Peso
O peso é uma força que todos os objetos que possuem massa sofrem ao se aproximarem de um campo gravitacional. O peso de um certo objeto pode ser calculado apartir da equação:
P=m.g
Onde o peso (P) é igual a massa do corpo (m) multiplicado pela aceleração gravitacional causada pelo objeto com maior massa (g) . Pelo sistema internacional de unidades o peso do corpo (P) é medido em Newtons, a massa em quilogramas (kg) e a aceleração gravitacionam em m/s².
Leia também:
O que é Inteligência Artificial?
Teoria da Relatividade, o que é?
Usina nuclear como que funciona?
O que são os painéis solares?
Lei da gravitação Universal
Sir Isaac Newton (1643-1727) foi sem sombra de dúvida um dos maiores gênios que a humanidade já teve. Grande físico e matemático publicou sua obra-prima Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, em 1687 e é considerada uma das mais importantes publicações da ciência. Nesta Newton descreve suas famosas 4 leis ou como são normalmente chamadas as três leis de Newton mais a lei da gravitação universal. Foi o criador de obras como Cálculo (ou como ele chamava: Ciência dos fluxos), Binômio de Newton entre outros.
A Lei da Gravitação Universal diz que dois objetos quaisquer se atraem mutuamente. A equação determina que a intensidade da atração gravitacional (F) é proporcional ao produto das massas de dois objetos atraídos (m_1,m_2) e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre eles (r).
F=G (m_1 m_2)/r^2
Onde G é a Constante de gravitação Universal que tem seu valor aproximado em G = 6,67.10^(-11) Nm²/kg². Não