A importancia da disciplinarização nas instituições escolares
6º PERÍODO DE PEDAGOGIA
DIVINOPOLIS NOVEMBRO 2012
INTRODUÇÃO
Este texto tem como objetivo discutir a partir de uma analise critica do texto de Santome “A organização relevante dos conteúdos nos currículos”, dos debates realizados na educação superior e de acordo com as vivencias escolares anteriores na educação básica e as diretrizes que compõem o currículo atual.
Ou seja, refletir sobre organização atual do currículo pautada na disciplinarização e como esta influencia no desenvolvimento da aprendizagem do aluno priorizando a memorização de informações fragmentadas de um conhecimento selecionado que se torna descontextualizado da realidade do sujeito.
Neste sentido o texto tem como finalidade discutir sobre a relevância de um currículo integrador fundamentado em projetos que realmente sejam significativos.
A IMPORTANCIA DA DISCIPLINARIZAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES
Apesar da extinção do currículo mínimo e da existência de uma lei que promove a organização do ensino por áreas de conhecimento o currículo brasileiro carrega culturalmente a essência da disciplinarização nas instituições escolares.
Dentro desta organização por disciplinas são selecionadas conteúdos propostas para cada etapa do ensino sendo importante ressaltar que as matérias atuais não são nada mais que construções históricas que resultaram de interesses contextuais de cada época.
Dessa forma Santome reflete em seu texto que a seleção de conteúdos não é neutra e que favorecem a propagação de ideologias elitistas que buscam fortalecer e beneficiar apenas os seus interesses próprios.
A disciplinarização fragmenta o conhecimento e a cultura, ou seja, o aluno além de ter acesso a um conteúdo selecionado recebe apenas informações fracionadas dificultando sua compreensão de um todo.
Neste sentido Santome destaca a relevância do educador analisar o conhecimento selecionado o interesse implícito por trás dele. “Portanto é