Música e disciplinarização: entendendo o momento da educação musical no Brasil
Fabricio Hofman da Silva
UFES - fabriciohoffmann@hotmail.com
Resumo: Este trabalho visa a fazer uma análise do atual momento da Educação Musical no Brasil através dos estudos de Ivor Goodson (1997), que trata da construção social do currículo e da formação das disciplinas escolares. A aprovação da Lei 11.769/08 foi uma grande conquista, porém a luta apenas começou. A indicação é que a música busque a disciplinarização, para que possa se firmar no contexto acadêmico e alcance o status de outras disciplinas já consolidadas. A atuação do Grupo de Articulação Parlamentar Pró-Música corrobora com essa idéia e é um exemplo dos estudos de Goodson.
Palavras-chave: Educação musical. Disciplinarização. Lei 11.769/08. Currículo escolar. Disciplina escolar.
1. Introdução
A história da Educação Musical no Brasil está em um momento de certas especificidades que difere de outros momentos passados. Depois de um histórico de legislações descontínuas sobre o assunto, chegou-se a uma nova inserção do conteúdo musical no currículo da educação básica. O que há de novo no momento atual, em relação aos passados, é a mobilização da sociedade civil em torno da aprovação de uma lei acerca do ensino musical. A Lei 11.769/08, que alterou a Lei 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB-96), coloca a música como “conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, do componente curricular” (BRASIL, 2008) em todos os níveis da educação básica. Porém, vemos que a lei não vem sendo cumprida.
Procuramos mostrar nesse trabalho que a indicação é que se busque uma disciplinarização da música, visto que seria uma maneira de instituir seu ensino com tempo e espaço definidos. Relacionaremos o histórico da Educação Musical no Brasil com os estudos de Ivor Goodson para caracterizar esse indicativo.
2. Breve histórico da Educação Musical no Brasil
A trajetória da educação musical no Brasil tem