artes
DE ARTE
Consultores
Ana Carolina de S. S. D. Mendes
Arão Paranaguá de Santana
José Mauro Barbosa Ribeiro
Leda Maria de Barros Guimarães
Margarete Arroyo
Terezinha Losada
Leitores Críticos
Lucia Lobato
Sergio Coelho Borges Farias
José Sávio Oliveira de Araújo
Sérgio Luis Ferreira de Figueiredo
Capítulo
5
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
CONHECIMENTOS
DE ARTE
INTRODUÇÃO
Integrando a legislação educacional que se seguiu à Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional, Lei no 9.394/96, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) constituem documentos que visam a esboçar as principais linhas de referência para a educação escolar na perspectiva do desenvolvimento do ensino, com a finalidade de orientar a formulação das propostas curriculares das diversas regiões do Brasil, os projetos pedagógicos, as escolas e as ações dos docentes quanto à elaboração do planejamento didático propriamente dito.
Neste documento, procurou-se resguardar os avanços identificados nos
PCN, garantindo, ao mesmo tempo, a inclusão de propostas há muito reivindicadas por aqueles que lidam com o ensino da Arte, em suas diversas instâncias e segmentos, todavia estabelecendo um contato mais estreito com aqueles que se situam na ponta desse processo – o professor. Guiado por esse propósito, o documento foi estruturado com as partes descritas a seguir.
Revisão histórica
Apresentação das principais tendências pedagógicas, desde a visão tradicional até as vertentes contemporâneas, contemplando pressupostos teóricos e propostas didáticas relativos às diversas linguagens artísticas – música, teatro, dança, artes visuais e suas repercussões nas artes audiovisuais e midiáticas. Ao mesmo tempo em que se busca uma leitura crítica desse processo histórico, pretende-se, também, resgatar as contribuições desses legados históricos, oferecendo subsídios para o professor localizar e repensar criticamente sua prática sob múltiplos
referenciais.