A importancia da comunicação
Na negociação para que se chegue a bons resultados são fundamental que se tenha uma boa comunicação entre ambas às partes, é necessário que se tenha troca de informações, ou seja, as partes envolvidas deverá se conhecer previamente, para que haja Feedback. O negociador deve ser o responsável tanto pela emissão, quanto pela recepção das informações que se dá durante a negociação, deve também fazer o bom uso de suas habilidades para buscar informações sobe o que será negociado.
A negociação pode ser definida como (um processo de comunicação bilateral com o objetivo de chegar a uma decisão conjunta) ou como (um processo de comunicação com o proposito de atingir um acordo agradável sobre diferentes ideias e necessidades). Todo individuo que esteja envolvido em uma negociação é preciso ter: Poder: Não se refere apenas “poder” de que uma das partes, na negociação, tenha em relação ao poder do dinheiro e sim da capacidade de influenciar pessoas durante o processo de negociação, cada indivíduo tem que ter a capacidade de usar esse poder dentro de limites razoáveis para que se possa chegar a um acordo sensato. Tempo: O tempo dentro de certas negociações é muito importante, pode também ser favorável ou não dependendo das consistências e cada processo de negociação deve ser respeitado dentro dos limites estabelecidos por ambas às partes envolvidas. Informação: Um bom negociador que quer chegar a resultados positivos em suas negociações deve estar atento a uma variável muito importante a informação, pois com essas informações ele terá capacidade de se preparar melhor para o processo de negociação.
Existe várias tipo de comunicação a Criadora de Identificação (Dá forma à personalidade do individuo); Expressiva (Identifica e expressa ideias); Informativa (Permite o conhecimento do mundo objetivo); Instrumental (Satisfaz necessidades materiais e espirituais) Regulatória (Controla o comportamento); Interacional (Promove