A importancia da afetividade
Wallon, destaca três fatores importantes que se entrelaçam diferentemente ao longo do desenvolvimento da criança. São eles:
A afetividade
A motricidade
A cognição
Para dar continuidade as teorias de Wallon, vamos analisar as definições desses três fatores importantes. Segundo a enciclopédia livre, (Wilkipédia) a palavra motricidade significa personalização, a humanização de todos os movimentos humanos.
A afetividade é a relação de carinho ou cuidado que se tem com alguém .
A cognição significa o ato ou processo de conhecer, que envolve atenção, percepção, memória, pensamento e linguagem. Em sua teoria Wallom diz que, num período inicial do desenvolvimento no recém-nascido, predomina a afetividade, diz também que a inteligência, ou seja, a cognição não se prepara para a afetividade. O projeto teórico da teoria de wallon é a psicogêneses das pessoas, ou seja, estudar a formação dos seres desde sua origem.
Pesquisa realizada na coleção Pró-infantil – módulo 2, unidade 2, entendi que a teoria mencionada é comprovada. Pois Wallon diz que o bebe tem seus reflexos e reações corporais interpretados pelos adultos do seu meio, ou seja, devido a interação o adulto consegue interpretar as reações dos bebes, por exemplo, quando o bebe esta com fome, quando esta querendo sair do colo, quando chora querendo água, etc. É durante esse período, que os movimentos e reflexos impulsivos torna-se comunicativos, pois no convívio, o bebe passa expressar-se para obter respostas e atenção dos adultos.
Para Wallon a emoção e inteligência têm vários características importantes já que se constrói no individuo graças a esse primeiro momento de função emocional que há no inicio da vida humana. É por meio da emoção que a criança desde bebe tem acesso a linguagem. Por isso é muito importante tomarmos cuidados com a tonalidade que usamos para nos comunicar com as crianças. Principalmente nesse