A importancia da afetividade na aprendizagem
GLAUCE SOARES
RENATA MARTINS PEREIRA
PROPOSTAS PEGAGÓGICAS E CURRICULO EM EDUCAÇÃO INFANTIL: UM DIAGNÓSTICO E A CONSTRUÇÃO DE UMA METODOLOGIA DE ANÁLISE.
Presidente Epitácio
2014
PROPOSTAS PEGAGÓGICAS E CURRICULO EM EDUCAÇÃO INFANTIL: UM DIAGNÓSTICO E A CONSTRUÇÃO DE UMA METODOLOGIA DE ANÁLISE.
Projeto apresentado como exigência para obtenção de nota na disciplina de práticas Pesquisa Educacional 7º Termo B ministrado pela Faculdade de Presidente Epitácio – FAPE.
Presidente Epitácio
2014
SUMÁRIO
ANA MARIA MELLO
4
SONIA KRAMER
5
MARIA LUCIA DE A. MACHADO
6
ZILMA DE MORAES RAMOS DE OLIVEIRA
7
TISUKO MORCHIDA KISHIMOTO
8
ANA MARIA MELLO
A autora trata da questão o que é “ Proposta pedagógica e currículo em educação infantil?”
Leva-se em conta que a instituição deve ser um espaço de socialização e aprendizagem para as crianças, que o P.P.Psicopedagógico assuma a função social de educar e cuidar das crianças. Psicopedagógico, pois é mais adequado para currículos integral na faixa de 3 meses a 3 anos, porque “explicita melhor a necessidade de se considerar as características do sujeito que aprende” segundo Mello.
Afirma, que a aprendizagem deve ser significativa, globalizadora, deve leva em conta o que a criança já sabe de forma (substantiva) essencial, e não julgadora/avaliativa( arbitraria).
O currículo que Mello defende é o Currículo aberto “o currículo aberto concede grande importância as diferenças individuais, no contexto social, cultural e geográfico onde se aplica o programa pedagógico”. Ou seja, é de grande relevância trabalhar com a realidade na criança, o seu meio, a sua cultura, onde ela mora e etc.
A autora aponta três ordens de fatores que são propostos no currículo aberto, são eles: a realidade dos atuais equipamentos de E.I, formação e opção pedagógica dos educadores, e as necessidades