a importancia da afetividade na educação infantil
1
A Importância da Afetividade no Desenvolvimento Infantil .
Psicóloga e Profª Ms. Beatriz Machado
Quando pensamos em desenvolvimento humano, é necessário que tenhamos claro que ele é entendido de forma global, porém para efeito de estudo, abordamos a partir de quatro aspectos básicos estes sendo, segundo Bock (1999):
- Aspecto físico-motor: refere-se ao crescimento orgânico, à maturação neurofisiológica, à capacidade de manipulação de objetos e de exercício do próprio corpo.
- Aspecto intelectual: é a capacidade de pensamento, raciocínio.
- Aspecto afetivo-emocional: é o modo particular de o indivíduo integrar as suas experiências. É o sentir. A sexualidade parte deste aspecto.
- Aspecto social: é a maneira como o individuo reage diante das situações que envolvem outras pessoas.
Assim, para atuarmos junto às crianças de 0 a 3 anos, devemos ter claro tais aspectos para podermos proporcionar-lhes condições para um bom desenvolvimento, e que este os conduza para uma vida adulta mais equilibrada.
Neste documento nos ateremos ao aspecto afetivo como um dos aspectos importantes que compõem , o desenvolvimento infantil e que permeia as relações entre educadora e criança.
Procurando entender melhor o que é afetividade , procuramos o seu significado no dicionário Aurélio apud Arantes, “ Psicol. Conjunto de fenômenos psíquicos que se manifestam sob a forma de emoções, sentimentos e paixões, acompanhados sempre de dor ou prazer, de satisfação ou insatisfação, agrado ou desagrado, de alegria ou tristeza.”
Dessa forma, o afeto é o que liga a nossa capacidade de nos mantermos o nosso equilíbrio interno, assim a afetividade, influência na nossa percepção, a emoção, o pensamento, a memória, portanto, é ela que