TIC's
Índice 1
Introdução 2
Nível da linguagem ISA ou linguagem máquina (em binário) 3
Nível da Linguagem Assembly (tradução literal do inglês: "de montagem") 3
Nível das linguagens HLL (High Level Languages) 4
Tradução HLL para ISA 4
Avaliação de desempenho de computadores 6
Ciclos por Instrução ou Ciclos de clock por instrução (CPI) 7
Diferentes números de ciclos para diferentes instruções 7
MIPS (Milhões de instruções por segundo) 8
Conclusão 10
Introdução
O presente trabalho fara uma aboradgem sobre o nível de abstração para tradução para HLL para ISA e avalição de despempenho de computadores onde iremos das linguanges e Ciclos por Instrução ou Ciclos de clock por instrução (CPI)
Nível de Abstracção e Tradução HLL para ISA
Como computador, entendemos qualquer tipo de dispositivo capaz de receber uma entrada e que retorna uma saída após realizar uma série de operações com base nos valores recebidos e armazenados. Computadores são aparelhos extremamente complexos. Para compreender o seu funcionamento, precisamos entender várias camadas de abstração diferentes. Na utilização de um computador podem-se identificar vários níveis de abstracção, os mais relevantes para este trabalho são:
Nível da linguagem ISA ou linguagem máquina (em binário)
Instruções e variáveis totalmente codificadas em binário, a codificação das instruções sempre associada a um dado processador e tendo como objectivo a execução eficiente e rápida dos comandos, a sua utilização é pouco adequada para seres humanos. O nível ISA define como a máquina se apresenta a um programador de linguagem de máquina. De acordo com o modo de utilização este nível provê, no mínimo, dois modos de utilização:
a) Modo núcleo ou modo kernel – O Sistema Operativo só executa neste modo. Permite executar qualquer instrução, sem restrições.
b) Modo usuário - Executa programas do usuário, possui acesso restrito à algumas instruções importantes e