A importancia da acessoria técnica na agricultura familiar
RESUMO:
Neste trabalho, oborda-se o tema da importancia da acessoria técnica na agricultura familiar.Que seu principal objetivo é melhorar a renda e a qualidade de vida das famílias rurais, por meio do aperfeiçoamento dos sistemas de produção, de mecanismo de acesso a recursos, serviços e renda, de forma sustentável.
INTRODUÇÃO:
A acessória técnica têm um papel fundamental no diálogo entre os centros de pesquisa agropecuários e o mundo rural, contribuindo ativamente no que diz respeito aos processos de desenvolvimento local,a melhoria da renda e a qualidade de vida das famílias rurais. No Brasil, as ações de extensão rural estão presentes desde o final da década de 40, conforme discutido na literatura, sempre foram movidas pela ideia de que o incremento de técnicas modernas de produção causariam melhorias nas condições de vida das pessoas envolvidas.
As dificuldades ainda vivenciadas pelo agricultor familiar no rural brasileiro reafirmam a importância da extensão, estimulando a atualidade do debate em torno das políticas de ATER tanto nas universidades, como em órgãos públicos e privados e ONGs.
Por muito tempo,o rural foi falso associado ao atraso, a agricultura familiar no Brasil sempre foi considerada um segmento marginal e de pequena importância para os interesses de uma sociedade capitalista que encarava a chamada “ grande agricultura”, a monocultura.O homem do campo, o agricultor familiar, era simbolizado pelo “Jeca Tatu”.
Mas com o surgimento de uma sociedade democrática,fortaleceu-se a organização deste e de outros segmentos sociais, antes considerados incapazes. A sociedade como um todo passou a enxergar a importância deste segmento social: o agricultor familiar deixou de ser o “Jeca Tatu” e a agricultura familiar passou a ser vista como a melhor e a mais econômica opção para a geração de emprego e de ocupações produtivas. Assim a extensão rural surgia com a missão